Portfólio, por quê, como e para quem?



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"Portfólio" de origem no latim, “portar” que vem de “portare” (carregar, conduzir) e “folium” (das plantas, lâminas e páginas).

O portfólio possui um papel essencial nos processos de ensino e de aprendizagem da Educação Infantil. Trata-se de um documento construído em conjunto por crianças e educadores e serve como instrumento para a construção de conhecimentos.

Os portfólios tem um caráter extremamente democrático, mudando sua estrutura e registro de professor para professor. Pode ser construído como um álbum, uma pasta ou um caderno, em que podem ser utilizados os mais diversos registros, como: fotos, transcrições de, escritas espontâneas das crianças, desenhos, entre outros.

O trabalho com portfólio remonta os estudos de Freinet, que se difundiu como um álbum de registro do cotidiano e de atividades vivenciadas com o grupo. O pedagogo francês chamava esse álbum de "livro da vida", era uma forma de registro diária dos componentes do grupo, compostas por suas conquistas e descobertas.

Assim, o portfólio na Educação Infantil também serve para realizar esse registro da "vida" do grupo, transformando o documento em um comunicador das experiências do grupo.

O portfólio é uma ferramenta usada para acompanhar o processo de construção dos conhecimentos, pois pode-se acompanhar continua e processualmente a evolução do grupo, avaliando o desenvolvimento das crianças e o professor tem a possibilidade de ressignificar seus saberes e fazeres pedagógicos. 

Quando as crianças são bem pequenas, ele é organizado pelo professor, mas conforme a criança vai crescendo e criando autonomia, ela pode iniciar os registros próprios no seu portfólio. 

"O uso do portfólio pelas crianças favorece o sentimento de prazer e alegria ao rever fotos, desenhos que elaboram, fotocópias de capas de livros de histórias que foram lidas para ela, fôlderes de visitas extraescolares que o grupo fez para alimentar projetos, entre outros registros - fragmentos que lhes dão dados/pistas para recuperar fatos que, ao serem ressignificados, transformam-se em novas aprendizagens."
(PROENÇA, 2018, p.90)

O portfólio deve ser um processo feito durante os projetos, que seja de acesso às crianças para revisitarem e consolidarem suas aprendizagens. Ele é um meio que acompanha o desenvolvimento das aprendizagens e não um fim, que porta apenas os resultados.

Durante a elaboração dos portfólios há uma união entre o que é construção coletiva, do grupo, e o que é individual.

Para além de um registro e comunicação, o portfólio serve como um meio de consulta e pesquisa, que sendo revisitado pelas crianças no executar dos projetos, permite que tanto professor quanto alunos percebam os próximos passos a serem dados e como agregar mais conhecimentos aos projetos.

Alguns exemplos de portfólios...

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PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. Ed. Panda Educação - SP, 2018.


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